História e Estratégia

Criada com a nacionalidade, a Marinha Portuguesa e o mar confundem-se com a Nação e constituem traços marcantes do que significa ser português.
« Voltar
Home » História e Estratégia » Estratégia
Doutrina

Doutrina

A doutrina explica-nos “como fazer” para alcançar uma situação futura desejada, definindo para tal as balizas do processo de transformação da Marinha.
Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico

A Diretiva de Planeamento da Marinha (DPM) constitui-se como um documento fundamental para a orientação estratégia da Marinha, enunciando objetivos estratégicos e linhas de ação concretas.
Gestão

Gestão

O processo de gestão estratégica assegura a transformação contínua da Marinha, para fazer face às necessidades de adaptação ao ambiente externo e de melhoria de desempenho interno, influenciando de forma decisiva a execução eficiente dos processos chave e de suporte, o que resulta no cumprimento eficaz da missão.
Diretivas Sectoriais

Diretivas Sectoriais

As Diretivas Setorias (DS) constituem-se como documentos fundamentais que traduzem, para o nível Setorial, as Orientações Estratégicas do Almirante CEMA, estabelecidas na Diretiva de Planeamento da Marinha, seguindo os Objetivos Estratégicos e as grandes Linhas de Ação superiormente definidas.
Planos de Atividades

Planos de Atividades

Os Planos de Atividades (PA) constitui uma peça fundamental da Gestão Estratégica da Marinha, na medida em que estabelece as opções e as prioridades de referência para o desenvolvimento das ações e Iniciativas Estratégicas transformadoras da Organização.