Apesar dos actuais constrangimentos orçamentais com que se defronta, a Marinha irá participar com um submarino e uma unidade de superfície, no período de 26 de Outubro a 02 de Novembro, em exercícios com a Força Naval Permanente da NATO no Atlântico (STANAVFORLANT). Esta força de reacção imediata da NATO, que se encontra em trânsito para o Mediterrâneo, é comandada pelo Comodoro Fernando Melo Gomes da Marinha Portuguesa, embarcado a bordo da fragata "Corte Real".
Para além dos meios navais nacionais envolvidos, está ainda prevista a participação, naqueles exercícios, de aeronaves F-16 e P3P da Força Aérea Portuguesa.
Estes exercícios, designados por "workups", visam proporcionar treino em áreas operacionais diversificadas como tiro anti-aéreo, luta anti-submarina, detecção e identificação de navios em zonas de intensa navegação ou detecção e seguimento de aeronaves simulando situações de ataque a uma força naval.