Skip Navigation LinksInício > PT > Notícias e Agenda > Comunicados > Comunicados 2004

GABINETE DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA
Serviço de informação e Relações Públicas

26-04-2004 0:00 
 
Morada: Praça do Comércio
Código Postal: 1100-148 Lisboa
Email: gabcema@marinha.pt
marinha.rp@marinha.pt

Telefone:

210 925 200
Fax: 210 925 201

 

 

Combate à poluição 

O Algarve vai ser cenário de um exercício conjunto de combate à poluição nos dias 26 e 27 de Abril no qual participam elementos do Departamento Marítimo do Sul, Comando da Zona Marítima do Sul, Capitania de Faro, Capitania de Olhão, Bombeiros Municipais de Faro, Bombeiros Voluntários de Faro, Serviço Municipal de Protecção Civil de Faro, e Parque Natural da Ria Formosa; num total de aproximadamente 60 pessoas, divididos em dois grupos operacionais, e uma equipa de apoio logístico.

Este exercício tem como cenário fictício a ocorrência de um derrame de crude na costa do Algarve. Parte deste derrame, pela acção do vento e correntes, ameaça entrar pela barra de S. Luís, ameaçando os recursos naturais, piscícolas, e turísticos de toda a zona Oeste da Ria Formosa. O objectivo do exercício é criar dois pontos de recolha de hidrocarbonetos flutuantes no interior da Ria Formosa, em condições ambientais favoráveis à utilização de equipamentos específicos de combate à poluição marítima.

O exercício vai ser executado no âmbito das responsabilidades da Autoridade Marítima Nacional, conforme previsto na Resolução do Conselho de Ministros nº 25/93, o chamado "Plano Mar Limpo".

A Autoridade Marítima, para além dos recursos centralizados em Lisboa, possui também ao nível regional e local capacidade de acorrer com prontidão a situações de poluição vinda do mar. É o caso dos meios humanos e materiais sediados no Algarve, que trabalhando a partir da costa poderão intervir no caso de derrames, minorando os efeitos negativos para o ambiente, turismo, e populações locais.

Este exercício tipifica a resposta a um cenário de impacto médio nos ecossistemas da Ria Formosa.

Programa:

26 de Abril:
14h30 -Briefing sobre o exercício - para todos os participantes - a ter lugar na biblioteca da Capitania de Faro.
15.30 - 17.00 Deslocação ao ponto de armazenamento de material de combate à poluição de Faro, para conhecimento do material existente, e embarque do material a utilizar no dia seguinte. Distribuição de equipamento de protecção individual.

27 de Abril:
08.30 Partida do pessoal que sai da Capitania de Faro para o local do exercício (Ilha de Faro, no sítio da antiga ponte do meio - 1km para Sul quando se entra na ilha, do lado da Ria)
09.00/09.15 - Chegada de todo o pessoal participante
09.30/13.00 Início do exercício na Ilha de Faro.
13.00 - 14.00 Almoço
14.00 - 16.30 Finalização do exercício / regresso a Faro
16.30 - 17.00 Debriefing / lavagem e arrumação do material.

Nota ao Editor: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanhar este exercício. Para mais informações é favor contactar o Comandante Mota Ribeiro, Telemóvel - 918204981.

Marinha 2009, todos os direitos reservados