De 22 a 28 a Julho vai estar patente no Pavilhão das Galeotas, no Museu de Marinha, a exposição "Desde el Fin del Mundo". Esta é uma mostra de artistas argentinos cujos trabalhos foram realizados no âmbito das actividades da Expedição Científica e Cultural do navio quebra-gelo "Ice Lady Patagónia".
Com a vinda a Lisboa do "Ice Lady Patagónia" de 15 a 30 de Julho, que estará atracado no cais de Stª Apolónia, o Museu de Marinha e a Embaixada da Argentina promovem uma exposição intitulada "Desde el Fin del Mundo", constituída por trabalhos de diversa natureza (pintura, fotografia, entre outros) de diferentes autores, os quais reflectem as actividades científicas e culturais ligadas a este navio e à vida e geografia do extremo sul do continente americano.
Com o objectivo de promover a investigação científica multidisciplinar, aliada à necessidade de preservar e difundir as riquezas naturais e a presença humana numa das regiões mais inóspitas do planeta, o navio "Ice Lady Patagónia" iniciou a sua primeira campanha Antárctica em Janeiro de 2003.
Esta expedição foi organizada pela Associación de Exploración Científica Austral em conjunto com o Museo Marítimo de Ushuaia (Argentina) e o Museu Naval de la Nación (Argentina), com vista ao estudo dos locais utilizados pela actividade baleeira no lado oeste da península antárctica, bem como ao levantamento cartográfico de toda essa região.
Este trabalho enquadra-se num projecto de investigação mais alargado, com vista à apresentação de comunicação no Primeiro Congresso Mundial de História Económica Antártica - Sidney 2005.
A Exposição "Desde el Fin del Mundo" estará patente ao público no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, entre os dias 22 e 28 de Julho no horário normal do Museu, das 10h às 18 horas excepto às segundas-feiras, dia em que o Museu de Marinha está encerrado ao público.
SIRP - Gabinete do Alm. CEMA
CFR Henrique Eduardo Passaláqua Gouveia e Melo