Skip Navigation LinksInício > PT > Notícias e Agenda > Comunicados > Comunicados 2004

GABINETE DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA
Serviço de informação e Relações Públicas

11-06-2004 0:00 
 
Morada: Praça do Comércio
Código Postal: 1100-148 Lisboa
Email: gabcema@marinha.pt
marinha.rp@marinha.pt

Telefone:

210 925 200
Fax: 210 925 201

 

 

Toxicodependência e Alcoolismo  

A Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo (UTITA), Serviço de Utilização Comum das Forças Armadas, vai realizar as "II Jornadas sobre Dependência de Substâncias" a 16 de Junho de 2004, no Parque das Nações - Centro de Reuniões da Feira Internacional de Lisboa.

 

Após o sucesso de há 2 anos das "I Jornadas sobre Dependência de Substâncias" nas quais participaram cerca de 330 profissionais de saúde, a UTITA procura manter este fórum nacional de Psiquiatria - Medicina da Adicção sobre Dependência de Nicotina, Álcool e outras drogas, tanto quanto possível de 2 em 2 anos. Este ano prevê-se a presença de mais de 500 participantes, técnicos de saúde. De referir que as II Jornadas tiveram o apoio promocional do Ministério da Saúde, ARS de Lisboa e Ordem dos Médicos ao nível nacional.

 

As "II Jornadas sobre Dependência de Substâncias" seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no que respeita à Dependência de Substâncias global e respeitando a proporcionalidade em termos de prejuízos para a Saúde Pública mundial, ordenando a Nicotina, o Álcool e depois as outras drogas como a Cannabis, MDMA, etc.

Uma das intervenções mais aguardadas nas Jornadas é a do Professor Nady el Guebaly, Professor Catedrático  de Psiquiatria da Adicção da Universidade de Calgary, Canadá, que trabalha para a OMS neste área e que é Presidente da Sociedade Internacional de Medicina da Adicção e que já foi Presidente da Associação Psiquiátrica do Canadá e da Sociedade Canadiana de Medicina da Adicção., que fará a conferência inaugural sobre "Estratégias sobre Drogas (nas principais Civilizações do Mundo) e Implicações no Tratamento".

Da parte da manhã irão ser ainda abordadas, por especialistas nacionais, as problemáticas de Nicotina, Álcool e outras drogas. A UTITA surgirá com duas investigações científicas, a "Comorbilidade entre Depressão e Dependência de Nicotina" e o "Custo-benefício  da reabilitação biopsicossocial em meio laboral", que é a sua área natural de trabalho e que lidera cientificamente a nível nacional e europeu.

 

Nesta área de excelência da saúde militar e naval que é a Psiquiatria - Medicina da Adicção, o Programa de Álcool e outras drogas, militar, tem constituído uma referência avançada técnico-científica internacional, quer na abordagem de unidade de dependência de substâncias (Nicotina, Álcool e outras drogas), como sempre prescreveu a OMS, quer na elevada especialização para actuação em meio laboral com a introdução no nosso país das tecnologias do Programa de Assistência a Empregados e tratamento de reabilitação biopsicossocial intensivo das dependências ("Modelo Minnesota"), bem como com a introdução pioneira dos rastreios sanitários de urina de toxicologia analítica forense em meio laboral desde 1981 (pioneiro a nível mundial).

 

A UTITA, fundada em 1987, é um Serviço de Utilização Comum das Forças Armadas (Marinha - Ministério da Defesa Nacional), tendo introduzido pioneiramente em Portugal o "Modelo Minnesota", que se dedica à reabilitação intensiva de doentes com Dependência de Substâncias (Nicotina, Álcool e outras drogas), doentes esses militares mas também, civis através dos protocolos existentes com entidades como a Associação Industrial Portuguesa - AIP, a Portugal Telecom, entre outras.

 

 

 SIRP - Gabinete do Alm. CEMA

 

 CFR Henrique Eduardo Passaláqua Gouveia e Melo

 

ProgramaCientifico.doc

Marinha 2009, todos os direitos reservados