A Marinha, através do seu Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), recebeu em 20 de Junho pelas 11h45m locais, um pedido de evacuação médica, do navio mercante ‘’STOLT PERSEVERANCE’’ de bandeira das Ilhas Caimão, com 176 metros de comprimento, a cerca de 170 milhas a Oeste da Ilha das Flores, para um tripulante, de nacionalidade filipina, com hemorragias internas.
De imediato, e de acordo com as normas e os procedimentos em vigor, foi desencadeada a acção de evacuação médica, tendo o MRCC Ponta Delgada assumido a coordenação das operações, dentro das suas competências.
O navio aproximou-se da Ilha das Flores para reduzir o tempo de evacuação do tripulante por helicóptero.
Foram empenhados uma aeronave C-212 Aviocar e um helicóptero SA-330 Puma da Força Aérea Portuguesa, que, em conjunto, efectuaram com sucesso a evacuação do tripulante pelas 17h00m locais, numa posição a cerca de 90 milhas a Oeste da Ilha das Flores, transportando-o para o Hospital do Santo Espírito, na Ilha Terceira, onde deu entrada cerca das 19h35m.
O Director do MRCC Delgada,
Agostinho Ramos da Silva
CALM