Estandarte Nacional

É a bandeira das diferentes unidades militares, quadrada, executada em tecido de seda, bipartida de verde e encarnado, com o verde junto à tralha. No centro, e sobreposto à linha de união das duas cores, tem o escudo das armas nacionais, assente numa esfera armilar de ouro, ladeada por dois ramos de loureiro, também de ouro, cujas hastes se cruzam na parte inferior da esfera e exteriormente a ela, entrelaçadas por uma fita branca com a legenda inscrita, a preto, do verso camoniano «Esta é a Ditosa Pátria Minha Amada». No canto superior, junto à tralha, tem uma cruz de Cristo filetada a ouro. Inferiormente à fita da legenda surge uma outra fita branca com a inscrição, a preto, com o nome da unidade, precedido das letras «N.R.P.», caso seja um navio. Junto à tralha tem quatro presilhas de seda verde, igualmente divididas.

Nota: Na Marinha existem dois tipos de estandartes nacionais, o n.º 1 e o n.º 2, sendo o n.º 2 reservado aos navios. Difere do n.º 1 por ter a cruz de Cristo e legenda com o nome da unidade precedido por “N.R.P.”.

O Estandarte Nacional do tipo nº1 foi atribuído à Esquadrilha de Submarinos pela portaria 24 473, de 22 de Dezembro de 1969.

Principais dimensões, em milímetros, do estandarte n.º 1:

Altura da tralha 1200
Comprimento    1300
Diâmetro exterior da esfera armilar  400
Largura da fita da legenda   30
Largura da fita com o nome da unidade 50
Largura das presilhas  60

Principais dimensões, em milímetros, do estandarte nº. 2:

Altura da tralha 800
Comprimento 800
Diâmetro exterior da esfera armilar   280
Largura da fita da legenda  22
Largura da fita com o nome da unidade 35
Comprimento e largura da cruz de Cristo 175
Largura das presilhas  60










Serviço de Informação e Relações Públicas da Marinha | 210 925 200 | marinha.rp@marinha.pt