Última Hora
Notícias e Destaques
Submarinos

Submarinos

Em 1913, Portugal recebeu o seu primeiro submersível, passando a ser um dos poucos países do mundo a potenciar as vantagens desta arma. Ao atuarem de forma encoberta, os submarinos são o único meio militar capaz de provocar inibição em potenciais oponentes ou infratores. A isto acresce as características próprias destes meios navais, nomeadamente, o seu grande raio de ação e mobilidade, a capacidade de permanecerem por períodos prolongados numa área de operações e a sofisticação dos seus sistemas de armas.

Policiamento

Policiamento

A Polícia Marítima (PM) é uma força dotada de competência especializada nas áreas e matérias atribuídas ao Sistema da Autoridade Marítima e desenvolve um conjunto de atividades que visam garantir a segurança de pessoas e bens e o cumprimento da lei, nos espaços marítimos sob soberania e jurisdição nacional. A PM é um órgão de polícia criminal para efeitos de aplicação da legislação processual penal, sendo os inspetores, subinspetores e Chefes autoridades de polícia criminal.

Salvamento

Salvamento

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) é um organismo que integra a Direcção-Geral de Autoridade Marítima, com atribuições de promover a direção técnica no que respeita à prestação de serviços com vista ao salvamento de vidas humanas na área da jurisdição marítima. O ISN é um organismo com fins humanitários e exerce as suas funções em tempo de paz ou de guerra, assistindo igualmente qualquer indivíduo, indistintamente da sua nacionalidade ou qualidade de amigo ou inimigo.

Cultura