Símbolos e Tradições

Os símbolos e as tradições constituem referências inalienáveis para a Marinha, nos quais se alicerça a sua ação ao longo dos mais de nove séculos ao serviço de Portugal.
« Voltar

Estandarte 2

O estandarte heráldico da Marinha incorpora as cores que por tradição lhe estão associadas – o azul e o prateado – além do escudo presente no seu brasão de armas, circundado pela divisa Talant de bien faire e pelo grito de guerra nacional «SÃO JORGE».
 
Esquartelado em cruz em prateado e azul, bordadura contra esquartelada do primeiro e do segundo, acantonado dos mesmos e brocante uma estrela de quatro pontas esquartelada e contra esquartelada dos contrários. Sobre este ordenamento o escudo do brasão de armas da Marinha, circundado por um listel em prateado com duas inscrições em letras maiúsculas de negro, tipo elzevir, separadas por duas âncoras de negro.
 
Rodeando o escudo de flanco a flanco o mote «TALANT DE BIEN FAIRE» e sobre o topo o grito de guerra nacional «SÃO JORGE». Franjas, cordões e borlas de azul e prateado. Haste e lança em prateado.