Cultura

O mar e a Marinha têm, para os portugueses, uma dimensão cultural muito expressiva. O significado e legado histórico dos descobrimentos, do mar, e o teor cultural e técnico-naval herdado dos antepassados não têm paralelo no mundo.
« Voltar
Home » A Marinha » Cultura » Biblioteca Central da Marinha

​Instalada na ala nascente do Mosteiro dos Jerónimos, a Biblioteca Central da Marinha é a sucessora da Biblioteca da Academia dos Guardas-Marinhas, transferida para o Brasil com o rei D. João VI aquando das invasões francesas e que ficou em grande parte naquele país, e da Biblioteca da Escola Naval, criada por decreto, de 1835, de D. Maria II "para difundir... as luzes... na Classe de Marinha do Estado".

 

Os fundos da Biblioteca Central da Marinha têm várias proveniências mas, no caso dos fundos antigos, é de salientar a importância dos oriundos das livrarias dos conventos das antigas Ordens religiosas extintas no segundo quartel do século XIX.

 

Conta com valiosas coleções de livros de Astronomia, Geometria, Aritmética, Geografia, Cartografia, História e outros assuntos. Entre estes, existe um assinalável número de edições dos séculos XVI e XVII versando matérias de astronomia, náutica, crónicas, e outros documentos de interesse para o estudo dos descobrimentos e da expansão portuguesa no mundo e outros temas de história marítima.

 

A Biblioteca Central da Marinha, ao longo dos seus mais de 160 anos de existência, tem no seu acervo as obras de maior significado sobre a Marinha e o mar editadas no país e muitas no estrangeiro, contando atualmente com cerca de 48.000 títulos.

 

Importantes legados como os dos Almirantes Gago Coutinho e Teixeira da Mota, dos Comandantes Marques Esparteiro e Nunes Ribeiro, entre outros, enriquecem o vasto património existente na Biblioteca em matéria de história náutica e dos descobrimentos.

 

A Biblioteca Central da Marinha é um importante centro bibliográfico e documental para o estudo de temas de História dos Descobrimentos e Expansão, Ultramar, Marinha e Assuntos do Mar.

 

FACTOS:

  • A Biblioteca Central da Marinha tem mais de 160 anos de existência;
  • Tem, em média, mais de 1000 utentes por ano;
  • Conta, atualmente, com mais de 48.000 títulos;
  • Tem no seu acervo as obras de maior significado sobre a Marinha e o mar;

 

Saiba mais sobre a Biblioteca Central da Marinha.

Pesquise documentos no Arquivo Histórico