Organização

A organização da Marinha rege-se pelos princípios da eficácia na perspetiva da missão, do conceito do duplo uso ao nível operacional, da otimização estrutural e do equilíbrio genético, em articulação, e em alguns casos complementaridade, com o Ministério da Defesa Nacional, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e com os outros ramos.
« Voltar
Home » A Marinha » Organização » CEMA e AMN

​​Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro
Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional

Síntese curricular

O Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Silva Ribeiro exerceu anteriormente, como oficial general, as funções de Director-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, de Superintendente do Material, de Director-geral do Instituto Hidrográfico, de Subchefe do Estado-Maior da Armada, de Secretário do Conselho do Almirantado e de Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.
Complementarmente à sua carreira militar, o almirante Silva Ribeiro é um académico especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Politica e História. Atualmente leciona e supervisiona investigações em algumas das principais Universidades e Centros de Investigação de Portugal. Tem uma extensa obra publicada, e é orador habitual em conferências sobre Assuntos Militares e Políticos, Relações Internacionais e Estratégia.

Carreira Militar
Como oficial superior desempenhou os cargos de: Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; coordenador da Área de Ensino de Estratégia e professor de Estratégia e Planeamento Estratégico do Instituto Superior Naval de Guerra; Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos; Comandante do NRP Almeida Carvalho; Director de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares; Assessor no Instituto de Defesa Nacional; Chefe da Secção de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; Adjunto do Chefe do Departamento de Estudos Estratégicos e Militares da Direcção-Geral da Política de Defesa Nacional; e Comandante do NRP Andrómeda. Como oficial subalterno desempenhou o cargo de Chefe de Serviço de Navegação do NRP João Belo. No Instituto Hidrográfico foi: Adjunto do Chefe da Divisão de Dinâmica de Costas e Estuários; Chefe da Secção de Publicações Náuticas; Adjunto do Director Técnico para a cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; Chefe do Núcleo de Estudos Técnico-Navais; Representante na Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e Aproveitamentos Hidráulicos. Foi, ainda, Imediato do NRP Save e Adjunto do Chefe do Serviço de Navegação do NRP São Gabriel.

Carreira Académica
Na carreira académica é professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, professor militar da Escola Naval. Foi professor coordenador do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração. O seu principal tema de investigação é o planeamento estratégico, embora se interesse por estratégia marítima, estratégia militar, política internacional, sociologia militar, história militar, história marítima e história da hidrografia. Tem publicados dezasseis livros, três dos quais no estrangeiro. Dos livros publicados, dois tratam a teoria da estratégia, cinco versam o planeamento estratégico aplicado ao Estado, à defesa nacional, à segurança nacional e à Marinha, um debate o terrorismo (em parceria) e
oito abordam temas de história militar, história marítima e história da hidrografia. Proferiu mais de 130 conferências e tem mais de 300 artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Filiações
O almirante Silva Ribeiro é membro do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica de Marinha, da Academia de Marinha, do Centro de Estudos do Mar, da Liga dos Combatentes, do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, do Centro Português de Geopolítica, da Comissão Portuguesa de História Militar, da Revista Militar, da Revista Nação e Defesa, da Revista Segurança e Defesa, do Clube Militar Naval, do Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada, do Grupo de Amigos de Olivença, da Revista de Relações Internacionais e da Revista de Ciências Militares.
Prémios e condecorações
Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam: Grande Oficial da Ordem de Avis; 6 Medalhas de Serviços Distintos grau Prata; Medalha de Mérito Militar, 1ª e 2ª classe; Medalha de Cruz Naval, 2ª e 3ª classe; Medalha Naval de Vasco da Gama; Medalha de Comportamento Exemplar, graus Ouro e Prata; Medalha de Prestígio e Carreira atribuída pela Câmara Municipal de Pombal, grau Ouro; Comendador da Ordem de Mérito Naval (Brasil); Medalha de Mérito Tamandaré (Brasil); Medalha da Defesa Nacional de França, grau Ouro; Ordem de Timor-Leste, 2ª classe. É Cidadão Honorário de Gulfport (Mississipi-EUA) e possui a Medalha de 1992 da Revista Militar, pela elevada contribuição prestada para o prestígio e projecção daquela instituição.
O almirante Silva Ribeiro recebeu os seguintes prémios culturais: Almirante Barroso 1995 e 1996 dos Anais do Clube Militar Naval; Almirante Pereira Crespo 1999 da Revista da Armada; Almirante Augusto Osório 2000 dos Anais do Clube Militar Naval; Comandante Joaquim Costa 2001 da Revista da Armada e Defesa Nacional 2004 do Ministro da Defesa Nacional.

Qualificações académicas
Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de Guarda Marinha em Outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia. Possui o Doutoramento em Ciência Política e o Mestrado em Estratégia. Possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.

Informação pessoal
O almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal, a 14 de Outubro de 1957. É casado e tem dois filhos adultos. Vive no Seixal.