Organização

A organização da Marinha rege-se pelos princípios da eficácia na perspetiva da missão, do conceito do duplo uso ao nível operacional, da otimização estrutural e do equilíbrio genético, em articulação, e em alguns casos complementaridade, com o Ministério da Defesa Nacional, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e com os outros ramos.
« Voltar
Home » A Marinha » Organização » Estrutura

Para concretizar a sua missão, a Marinha está conceptualmente organizada em quatro grandes áreas. A formulação estratégica e o planeamento são realizados ao mais alto nível, pela chefia da Marinha, pelos Órgãos de Conselho e o Estado-Maior da Armada. A gestão dos recursos humanos, financeiros, materiais e de sistemas e tecnologias de informação é assegurada pelas Superintendências do Pessoal, do Material, das Finanças e de Tecnologias da Informação. O emprego dos meios navais e das forças de fuzileiros e unidades de mergulhadores é da responsabilidade do Comando Naval, que conjuntamente com os órgãos culturais e de investigação científica são os principais responsáveis pelo produto institucional da Marinha. Finalmente, o controlo da gestão e dos procedimentos é realizado pela Inspeção-Geral da Marinha.
 
O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha, é o serviço responsável pelas ações de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações.
 
O Instituto Hidrográfico funciona na direta dependência do Almirante CEMA e é reconhecido como Laboratório de Estado. Tem como missão assegurar as atividades relacionadas com as ciências e técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação militar, e contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científicas e de defesa do ambiente marinho.
​​​​​​​​​
​​

Ministério da Defesa Nacional

cemgfa

Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas

 
cema

Chefe do Estado-Maior da Armada

 
amn

Autoridade Marítima Nacional

 
cabcema

Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada

 
cdmi

Comissão de Direito Marítimo Internacional

 
jmra

Junta Médica de Revisão da Armada

 
csda

Conselho Superior de Disciplina da Armada

 
ca

Conselho do Almirantado

 
ema

Estado-Maior da Armada

 
igm

Inspecção-Geral da Marinha

 
ssti

Superintendência das Tecnologias da Informação

 
ssf

Superintendência das Finanças

 
ssp

Superintendência do Pessoal

 
ssm

Superintendência do Material

 
ih

Instituto Hidrográfico

 
am

Academia de Marinha

 
ccm

Comissão Cultural de Marinha

 
cn

Comando Naval

 
en

Escola Naval

 
ccf

Comando do Corpo de Fuzileiros

 
czm

Comandos de Zona Marítima

 
un

Unidades Navais

 
snbsn

Serviço de Busca e Salvamento Marítimo

 
mrcc

Maritime Rescue Coordination Centre

 
 ​
​​​