A Marinha

A Marinha é um Ramo das Forças Armadas, dotado de autonomia administrativa, que se integra na administração do Estado, através do Ministério da Defesa Nacional.
« Voltar
Home » A Marinha » Relações Externas e Alianças
Relações Bilaterais

Relações Bilaterais

A Marinha desenvolve uma intensa atividade de relações bilaterais com as Marinhas dos países amigos e aliados. A especificidade das relações bilaterais com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, conduz a uma Cooperação Técnico Militar (CTM).
Relações Multilaterais

Relações Multilaterais

No âmbito multilateral, a Marinha contribui para o fortalecimento das relações existentes com as Marinhas e Forças Armadas de outros países.
Relações Interagência

Relações Interagência

No quadro de diversas iniciativas, agências e organizações internacionais constituídas, a Marinha desenvolve uma intensa atividade cooperativa.
Alianças

Alianças

A estratégia de alianças tem como objetivos principais defender os interesses nacionais e garantir a segurança e a defesa de Portugal, reduzindo vulnerabilidades, e assumindo responsabilidades internacionais alinhadas com a visão nacional dos valores constitutivos da ordem internacional.