Relações Externas e Alianças

Através do planeamento, organização, execução e participação em diversas parcerias marítimas, relaciona-se com Marinhas de países amigos e aliados e com diversas agências nacionais e internacionais com competências ou interesses no mar, conduzindo uma intensa atividade de relações bilaterais, multilaterais e de interagências, em articulação com o Estado-Maior-General das Forças Armadas e com os outros ramos, sob coordenação da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.
« Voltar
Home » A Marinha » Relações Externas e Alianças » Relações Bilaterais

As relações bilaterais, levadas a cabo pela Marinha, classificam-se como atividades sob a égide da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) e/ou do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e atividades de natureza exclusivamente técnico-naval, mais especificamente Conversações Formais entre Estados-Maiores, vulgo Naval Staff Talks (NST).

 

Ao nível da participação das Forças Armadas (FA) no plano externo, a Marinha participa, quando solicitada, nas Conversações Formais entre Estados-Maiores Conjuntos, vulgo Joint Staff Talks (JST).

 

As Comissões Mistas, instrumentos previstos nos acordos/memorandos/protocolos, têm uma periodicidade anual e ocorrem, alternadamente, no território dos dois países. Nestas Comissões estão presentes delegações das duas partes, geralmente, compostas por elementos das DGPDN ou entidades equivalentes, dos EMGFA e dos ramos das FA.

 

A CTM, vertente sectorial da Cooperação Portuguesa, visa apoiar o desenvolvimento sustentado dos PALOP e Timor-Leste, através da modernização, reorganização e formação das FA às realidades específicas de cada país.

 

​​ ​​

 

 

 
Staff Talks

Staff Talks

Portugal, Alemanha, Brasil, França, Reino Unido, Polonia, Espanha, EUA e Angola
Staff Talks Conjuntos

Staff Talks Conjuntos

Portugal, Espanha, Holanda, EUA, França, Reino Unido, Alemanha e Brasil
Comissões Mistas

Comissões Mistas

Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia, EUA, Mauritânia, Líbia, Polónia e Sérvia
Cooperação Técnico-Militar

Cooperação Técnico-Militar

Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste
​​