Media Center

Bem-vindo à área da informação pública sobre a Marinha Portuguesa. Aqui encontra disponíveis as mais recentes notícias, comunicados, informação de referência e imagens em permanente atualização.
« Voltar
Home » Media Center » Notícias e Destaques » Chegada da Fragata "D. Francisco de Almeida" que esteve 4 meses ao serviço da NATO
06 Dez 2017, 18:20

​Desde o Golfo da Finlândia, no Mar Báltico ao Mar Mediterrâneo Central, passando pelo Mar do Norte e pelo Atlântico, os militares portugueses a  bordo da fragata “D. Francisco de Almeida” participaram em operações navais lado a lado com os parceiros da NATO.
 
Durante os quatro meses de missão a fragata portuguesa navegou mais de 2.000 horas e percorreu cerca de 22.000 milhas náuticas. Participou em dois exercícios multinacionais e efetuou presença naval no Mar Báltico, onde participou em exercícios com países aliados e parceiros na região contribuindo assim para a afirmação da coesão dos países pertencentes à aliança da NATO. Apoiou ainda a operação SEA GUARDIAN no Mediterrâneo central onde, durante 47 dias, monitorizou 132 navios contribuindo assim para o esforço da manutenção da segurança marítima internacional.
 
O navio português visitou 11 portos estrangeiros, reforçando as relações diplomáticas e militares de Portugal com os países aliados e amigos, estreitando laços e fortalecendo a interoperabilidade e abrindo possibilidades a futuras formas de cooperação com as Marinhas daqueles países.
A fragata portuguesa cumpriu a missão com uma guarnição de 188 militares, incluindo duas equipas do pelotão de abordagem de Fuzileiros e uma equipa para operação do helicóptero embarcado.
 

 wpEnviaJornalistasOrps