Media Center

Bem-vindo à área da informação pública sobre a Marinha Portuguesa. Aqui encontra disponíveis as mais recentes notícias, comunicados, informação de referência e imagens em permanente atualização.
« Voltar
Home » Media Center » Notícias e Destaques » Marinha realiza quarto dia de buscas para localizar embarcação de pesca afundada
02 Dez 2017, 19:00

As buscas de superfície, neste quarto dia, foram efetuadas pela corveta "João Roby" da Marinha, uma embarcação salva-vidas da estação salva-vidas da Nazaré e uma aeronave de vigilância marítima (C-295) da Força Aérea, num total de 125 operacionais empenhados, na tentativa de detetar o mestre da embarcação.

 

Hoje a meio da tarde foi encontrada no fundo do mar, numa zona próxima onde se julga ter afundado a embarcação de pesca “Veneza”, uma outra embarcação de pesca naufragada no passado.

Esta  embarcação foi encontrada com recurso às capacidades tecnológicas do sistema sonar de varrimento lateral de grande precisão instalado a bordo do navio hidrográfico "Almirante Gago Coutinho", operado por uma equipa do Instituto Hidrográfico. 

 

As imagens fotográficas e vídeo da inscrição da matricula, posteriormente obtidas com recurso ao ROV (Remotely Operated Vehicle), controlado remotamente a partir do navio de investigação científica da Marinha, vieram confirmar tratar-se do navio afundado em 2015,  “Ruben e Bruna”, com 13 metros de comprimento.

 

A bordo do navio hidrográfico segue uma equipa de 10 mergulhadores da Marinha com capacidade de realizar operações de mergulho a grande profundidade para, caso seja possível, resgatar o mestre da embarcação.

 

Imagens sonar da embarcação "Ruben e Bruna" afundada em 2015





 

 

 wpEnviaJornalistasOrps