Media Center

Bem-vindo à área da informação pública sobre a Marinha Portuguesa. Aqui encontra disponíveis as mais recentes notícias, comunicados, informação de referência e imagens em permanente atualização.
« Voltar
Home » Media Center » Notícias e Destaques » Marinha tentará mergulho a grande profundidade para encontrar mestre da embarcação desaparecido
03 Dez 2017, 20:40

A embarcação foi localizada com recurso às capacidades tecnológicas de um sistema sonar de varrimento lateral de grande precisão, instalado a bordo do navio hidrográfico "Almirante Gago Coutinho", operado por uma equipa do Instituto Hidrográfico.

 

Seguiu-se uma operação complexa, minuciosa e demorada para confirmar o estado da embarcação, com recurso a um outro equipamento operado remotamente, vulgarmente conhecido por ROV (Remotely Operated Vehicle). Este veículo subaquático, controlado a partir do navio de investigação científica da Marinha, permitiu a observação e recolha de imagens fotográficas e vídeo do navio afundado.

 

Do que foi possível analisar até ao momento das imagens recolhidas, pode-se perceber que a embarcação está inteira e não existem indícios de rombos exteriores no seu casco.

 

Infelizmente, dada a elevada turbidez da água, não foi possível com este veiculo subaquático confirmar ainda se o mestre da embarcação se encontra no seu interior.

 

A equipa de 10 mergulhadores da Marinha a bordo do navio hidrográfico, com capacidade de realizar operações de mergulho a grande profundidade, terá como missão prioritária, durante a manhã de amanhã, tentar efetuar um mergulho a 80 metros de profundidade, por forma a confirmar se o mestre da embarcação se encontra no interior da casa do leme e, se exequível, recuperá-lo.

 

Vídeo recolhido pelo veículo subaquático da Marinha (ROV - Remotely Operated Vehicle) onde é visível a popa (parte traseira da embarcação) com a arte de pesca enrolada https://drive.google.com/open?id=11PZqxqESXkzfDQ2rKN9yXEgXq-0yAgfh

Mais fotos e vídeos em https://drive.google.com/drive/folders/1ndowfZUPnLl3LdAAZx_tAGstgw6Kx22r

 

 

 wpEnviaJornalistasOrps