Media Center

Bem-vindo à área da informação pública sobre a Marinha Portuguesa. Aqui encontra disponíveis as mais recentes notícias, comunicados, informação de referência e imagens em permanente atualização.
« Voltar
Home » Media Center » Notícias e Destaques » Portugal assume o comando da Força Marítima Europeia
18 Set 2017, 11:15

O comando da EUROMARFOR, atualmente exercido por Itália, passará para Portugal por um período de dois anos, sendo o Comandante Naval, Vice-almirante Gouveia e Melo, o comandante operacional da Força Marítima Europeia.
Portugal assume assim pela terceira vez a liderança da EUROMARFOR, os anteriores comandos ocorreram no período de 2009 a 2011 e em 1998-1999.
A Força Marítima Europeia foi criada em 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha. Na sequência da Declaração de Petersberg (1992), as quatro nações criaram uma Força Marítima Multinacional com capacidade para ser empregue de forma independente ou em conjunto com outras forças, em operações autónomas ou patrocinadas por entidades supranacionais (União Europeia Ocidental - UEO, União Europeia - UE, Organização das Nações Unidas - ONU, entre outras) em missões humanitárias ou de evacuação, de resgate, de manutenção de paz e de combate.

Convite aos OCS:
Convidam-se os órgãos de comunicação social a acompanhar a cerimónia da entrega de comando a Portugal no cais da Rocha Conde de Óbidos.
Hora limite de chegada: 11h10

Contacto para confirmação: 
Tenente Carla Morais
91 989 38 78

Tenente Patrícia Espanhol
91 255 23 20

Email - marinha.rp@marinha.pt

 

 wpEnviaJornalistasOrps