Meios e Operações

A Marinha desenvolve diária e permanentemente uma atividade operacional de interesse público, militar e diplomático na área mais estratégica para Portugal – o Mar – com a mais elevada eficiência e profissionalismo, quer seja no mar, na terra ou no ar. Descubra toda a informação relativa à atividade operacional, e aos meios da Marinha.
« Voltar
Helicópteros

Helicópteros

A componente aérea da Marinha realiza missões de luta anti-submarina, luta anti-superfície e interdição de área. Desenvolve ainda missões de carácter secundário como transporte de carga e pessoal, reconhecimento e missões de busca e salvamento. A tradição da aviação na Marinha remonta a 1917 na altura com a designação de Serviço de Aviação da Armada. Atualmente, a Marinha opera uma frota de 5 helicópteros Westland Lynx Mk95 a partir das fragatas das classes Vasco da Gama e Bartolomeu Dias.
Fuzileiros

Fuzileiros

Os Fuzileiros (Forças Especiais da Marinha) constituem a Força de Desembarque e combate em terra, assumindo-se os meios anfíbios como um meio essencial de projeção de poder de combate, bem como de apoio logístico no Teatro de Operações, dada a sua dual capacidade de operar em terra e no mar.
Mergulhadores

Mergulhadores

Os mergulhadores participam em importantes missões, tanto em tempo de paz, como em tempo de guerra. São exemplo a coordenação e execução de operações de salvamento marítimo, ou participação na limpeza de portos e canais de acesso, designadamente destruição e/ou remoção de minas e destroços.

 


​​​​​​