Navios

Os navios são agrupados por tipos consoante as funções e tarefas para as quais foram projetados, assim como por critérios de dimensão, poder de fogo, entre outros.
« Voltar
Home » Meios e Operações » Meios » Navios » Hidrográficos
NRP D. Carlos I

NRP D. Carlos I

Classe D.Carlos

O NRP D. Carlos I foi construído nos Estados Unidos da América pela “Tacoma Boat Company”, tendo sido lançado à água em 30 de janeiro de 1989 com o nome “USNS AUDACIOUS”. Esteve ao serviço da Marinha dos EUA até 1995 e foi transferido para a Marinha Portuguesa em dezembro de 1996. O NRP D. Carlos I tem funções de navio hidrográfico e oceanográfico.
NRP Andrómeda

NRP Andrómeda

Classe Andrómeda

As Lanchas Hidrográficas da classe Andrómeda foram concebidas para atividades de investigação em estuários e zonas costeiras. No âmbito da capacidade científica e militar, é uma plataforma versátil e eficiente. O NRP Andrómeda foi aumentado ao efetivo da Marinha em 3 de julho de 1987.
NRP Auriga

NRP Auriga

Classe Andrómeda

Desenhada no Gabinete de Estudos da Direção Geral de Material Naval e construída no Arsenal do Alfeite, a lancha hidrográfica Auriga foi aumentada ao efetivo dos Navios da Armada em março de 1988. Pelas suas capacidades e características, a Auriga tem viabilizado um conjunto de atividades de serviço público na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico, social, económico e ambiental do País.
NRP Almirante Gago Coutinho

NRP Almirante Gago Coutinho

Classe D.Carlos

Navio da classe D. Carlos I, esteve ao serviço da Marinha dos EUA, tendo sido transferido para a Marinha Portuguesa em 30 de setembro de 1999. Após a chegada a Portugal, passou ao estado de desarmado a aguardar financiamento para a instalação de equipamentos e para a sua conversão em navio hidrográfico. Em maio de 2007, após um ano e meio de fabricos, terminou o processo de conversão num navio hidrográfico. O Almirante Gago escreve todos os dias o futuro de Portugal, expandindo e aprofundando a ciência, e o conhecimento do Mar Português.