Navios

Os navios são agrupados por tipos consoante as funções e tarefas para as quais foram projetados, assim como por critérios de dimensão, poder de fogo, entre outros.
« Voltar
Home » Meios e Operações » Meios » Navios » Lanchas
NRP Argos

NRP Argos

Classe Argos

O NRP Argos é o primeiro de uma série de três navios construídos em fibra, no Arsenal do Alfeite, que em conjunto com outros dois construídos pela empresa CONAFI – Construção Naval de Fibras, Lda., sediada em Vila Real de Santo António, constituem a classe Argos. As cinco lanchas foram batizadas com o nome de constelações, designadamente Argos, Dragão, Escorpião, Cassiopeia e Hidra. O NRP Argos foi aumentado ao efetivo em 01 de julho de 1991.
NRP Dragão

NRP Dragão

Classe Argos

A lancha NRP Dragão é a segunda de uma classe de cinco à qual foi atribuído o nome de Argos. Lançada à água em 26 de Julho de 1991 e entregue em 18 de Outubro de 1991, foi projetada e construída nos estaleiros do Arsenal do Alfeite, tendo o casco sido construído nos estaleiros da CONAFI, em Vila Real de Santo António.
NRP Escorpião

NRP Escorpião

Classe Argos

A Lancha de Fiscalização Escorpião foi lançada à água em 26 de julho de 1991, tendo sido aumentada ao efetivo dos navios da Armada a 26 de Novembro do mesmo ano.
NRP Cassiopeia

NRP Cassiopeia

Classe Argos

O NRP Cassiopeia é o primeiro de uma série de dois navios construídos em fibra pela empresa CONAFI – Construção Naval de Fibras, Lda., sediada em Vila Real de Santo António. Foi aumentado ao efectivo dos navios da Armada em 11 de Novembro de 1991.
NRP Hidra

NRP Hidra

Classe Argos

A lancha Hidra é o quinto de uma série de cinco navios da classe Argos. Lançada à água em 26 de julho de 1991 e aumentada ao efetivo em 16 de dezembro de 1991, esta lancha foi projetada pelos estaleiros do Arsenal do Alfeite, tendo sido construída nos estaleiros da empresa CONAFI – Construção Naval de Fibras, Lda.
NRP Centauro

NRP Centauro

Classe Centauro

A Lancha de fiscalização Centauro, que deu o nome a esta classe de navios, foi aumentada ao efetivo em 21 de março de 2000, tendo os restantes navios da classe entrado ao serviço um ano depois. O NRP Centauro conta com várias missões na Zona Marítima do Centro, Zona Marítima do Sul e efetuou pela primeira vez nesta classe de navios, uma missão na Zona Marítima da Madeira.
NRP Orion

NRP Orion

Classe Centauro

O NRP Orion foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada, no dia 27 de março de 2001, em cerimónia ocorrida no estaleiro do Arsenal do Alfeite. Esta cerimónia coincidiu com o aumento ao efetivo dos NRP Pégaso e Sagitário. O NRP Orion é o segundo de quatro lanchas de fiscalização rápidas da classe Centauro, projetadas e construídas pelo Arsenal do Alfeite.
NRP Pégaso

NRP Pégaso

Classe Centauro

O NRP Pégaso é o terceiro navio da Classe Centauro. A sua construção iniciou-se em outubro de 1998, nos Estaleiros Navais do Mondego. No dia 27 de março de 2001 o navio passou ao Estado de Armamento.
NRP Sagitário

NRP Sagitário

Classe Centauro

O NRP Sagitário é o último de quatro navios da classe Centauro, construídos nos Estaleiros Navais de Mondego e no Arsenal do Alfeite. Desta classe de navios, fazem ainda parte o NRP Centauro, o NRP Orion e o NRP Pégaso.
NRP Cisne

NRP Cisne

Classe Albatroz

O NRP Cisne é um dos seis navios construídos nos estaleiros do Arsenal do Alfeite, pertencente à Classe Albatroz. As seis lanchas foram batizadas com o nome de aves, designadamente Águia, Condor, Andorinha, Albatroz, Açor e Cisne.