Lanchas

Navio de pequeno deslocamento (menos de 200 toneladas) e comprimento inferior a 35 metros, com armamento reduzido, destinadas a missões de segurança e autoridade do Estado no mar.
« Voltar
Home » Meios e Operações » Meios » Navios » Lanchas » NRP Cisne
NRP Cisne
NRP Cisne
NRP Cisne
Galeria de Imagens

Classe Albatroz

 

 Content Editor

 
Características
Deslocamento 43,5t
Comprimento 21,9m
Boca Máxima 5,3m
Calado 1,9m
Propulsão
Velocidade Máxima 14nós
Guarnição
Oficiais 1
Sargentos 1
Praças 6
Armamento e sensores
Armamento portátil diverso
1 radar de navegação Furuno 1510 MK2
Equipamento diverso
Aladador de redes 3000kg
Entrada ao serviço: 31-Mar-1976
Brasão de Armas

Flâmula Heráldica

Flâmula bandada de quatro peças em prata, a primeira carregada com um cisne negro nadante, de voos levantados, bicado de vermelho. Listel de vermelho sobreposto à linha de partição das bandas, com a legenda em letras negras maiúsculas, de tipo elzevir, NRP CISNE.

PATRONO

As seis lanchas da classe Albatroz foram batizadas com o nome de aves, designadamente Águia, Condor, Andorinha, Albatroz, Açor e Cisne. Os cisnes são aves aquáticas caracterizadas pelo longo pescoço e patas curtas.

Factos

O NRP Cisne é uma lancha de fiscalização e patrulha, outrora dispondo de uma peça de artilharia de 20 mm, é agora equipada com um alador de redes fruto da reconversão do navio levada a cabo em 1999.

Desde a sua incorporação em 31 de março de 1976, desempenha missões englobadas no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, nomeadamente nas Zonas Marítimas do Centro e do Sul, com algumas incursões à Zona Marítima do Norte.

Destas missões, salientam-se o patrulhamento e fiscalização dos espaços marítimos, repressão de ilícitos marítimos (tais como narcotráfico e imigração ilegal em apoio a entidades policiais), busca e salvamento marítimo e apoio no combate à poluição no mar, sendo igualmente executadas missões de alagem de artes caladas em situação presumivelmente infração.