Lanchas

Navio de pequeno deslocamento (menos de 200 toneladas) e comprimento inferior a 35 metros, com armamento reduzido, destinadas a missões de segurança e autoridade do Estado no mar.
« Voltar
Home » Meios e Operações » Meios » Navios » Lanchas » NRP Pégaso

Classe Centauro

 

 Content Editor

 
Características
Comprimento 27m
Boca Máxima 5,9m
Deslocamento 94t
Calado 2,8m
Velocidade Máxima 26nós
Propulsão
2 Motores Cummins KTA-50-M2 3.600hp
Autonomia 1350 milhas a 15 nós
Guarnição
Oficiais 1
Sargentos 1
Praças 6
Armamento e sensores
1 peça Oerlikon 20mm
1 radar de navegação Kodden MDC 2210
Entrada ao serviço: 27-Mar-2001
Brasão de Armas

Flâmula heráldica

Flâmula de azul com três coticas em banda, de prata, com a legenda em letras negras, NRP PÉGASO. A parte oposta à ponta carregada com a figura mitológica, de prata, avivada a negro.

PATRONO

Pégaso é o nome de uma constelação. Na mitologia grega, Pégaso era é um cavalo alado símbolo da imortalidade.

Factos

O NRP Pégaso é o terceiro Navio da Classe Centauro. A construção do NRP Pégaso iniciou-se em Outubro de 1998, nos Estaleiros Navais do Mondego.

A estrutura deste navio é inovadora, sendo totalmente construída em alumínio naval resistente à corrosão, que tem como enorme vantagem reduzir os custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do navio.

Esta lancha de fiscalização rápida desempenha missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente na patrulha e fiscalização das águas sob jurisdição nacional - com maior incidência no mar territorial.

Pontualmente, participa em exercícios navais nacionais e exercícios de oportunidade com navios de guerra de marinhas estrangeiras em trânsito por águas nacionais.

O NRP Pégaso, à semelhança dos navios da mesma classe, guarnece normalmente o dispositivo naval na zona Marítima do Centro e na Zona Marítima do Sul.