Lanchas

Navio de pequeno deslocamento (menos de 200 toneladas) e comprimento inferior a 35 metros, com armamento reduzido, destinadas a missões de segurança e autoridade do Estado no mar.
« Voltar
Home » Meios e Operações » Meios » Navios » Lanchas » NRP Sagitário
NRP Sagitário
NRP Sagitário
NRP Sagitário
NRP Sagitário
Galeria de Imagens

Classe Centauro

 

 Content Editor

 
Características
Deslocamento 94t
Comprimento 27m
Boca Máxima 5,9m
Calado 2,8m
Propulsão
Velocidade Máxima 26nós
Guarnição
Oficiais 1
Sargentos 1
Praças 6
Armamento e sensores
1 peça Oerlikon 20mm
1 radar de navegação Kodden MDC 2210
Entrada ao serviço: 27-Mar-2001
Brasão de Armas

Flâmula Heráldica

Flâmula de púrpura com três cotinas em banda, de prata, com a legenda em letras negras, NRP SAGITÁRIO. A parte oposta à ponta carregada com um Centauro, empunhando um arco e flecha, de ouro, avivado a negro.

PATRONO

Sagitário é o nome de uma constelação. Na mitologia grega, enquanto Quíron esperava por  Hércules, que tinha ido matar a Hidra, é abordado por centauros que o desafiam para uma luta. De regresso, Hércules assiste de longe à batalha injusta de Quíron contra vários Centauros, dispara uma flecha para atingir o chefe  mas a flecha acaba por atingir Quíron na perna. Sendo imortal, o veneno não lhe tirou a vida, mas causou uma ferida dolorosa e incurável.

Durante anos, Quíron tentou suportar a dor, mas acabou por rogar aos deuses que lhe retirassem a imortalidade para que a dor parasse. Os deuses corresponderam ao pedido, mas para memória transformaram-no na constelação do Sagitário - um Centauro com o arco e a flecha nas mãos.​

Factos

A estrutura desta classe de navios é inovadora, sendo totalmente construída em alumínio naval resistente à corrosão, que tem como enorme vantagem reduzir os custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do navio.

Esta lancha de fiscalização rápida desempenha missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente na patrulha e fiscalização das águas sob jurisdição nacional. O navio tem uma guarnição de 8 elementos, sendo um Oficial, um Sargento e seis Praças.

​​​​​