Meios

Os meios da Marinha baseiam-se na ideia do equilíbrio, sustentada coerentemente na diversidade de capacidades, permitindo fazer face aos múltiplos desafios colocados por uma envolvente internacional muito dinâmica e imprevisível. Desta forma, o meios da Marinha visam manter um equilíbrio de capacidades, evitando uma especialização excessiva que levaria ao abandono de valências, essenciais à afirmação dos interesses nacionais no mar.
« Voltar
Home » Meios e Operações » Meios » Submarinos
NRP Tridente

NRP Tridente

Classe Tridente

O NRP Tridente foi construído entre 2007 e 2010 nos estaleiros da HDW (Kiel, Alemanha), sendo o primeiro de dois submarinos da classe Tridente. Desde o seu aumento ao efetivo, em 17 de Junho de 2010, concluiu a docagem de garantia, e tem vindo a efetuar diversas missões de vigilância da área marítima de interesse nacional e participado em diversos exercícios nacionais, internacionais e NATO.
NRP Arpão

NRP Arpão

Classe Tridente

O NRP Arpão foi construído entre 2007 e 2010 nos estaleiros da HDW (Kiel, Alemanha), sendo o segundo dos dois submarinos da classe Tridente. Desde o seu aumento ao efetivo, em 22 de dezembro de 2010, tem efetuado missões de vigilância da área marítima de interesse nacional, participado em exercícios nacionais e NATO e integrou em 2012, a Standing NATO Maritime Group 2, no âmbito da qual participou na Operação “Active Endeavour”, operação que decorre no Mar Mediterrâneo sob a égide da NATO e tem como principal objetivo o combate ao terrorismo.