Meios e Operações

A Marinha desenvolve diária e permanentemente uma atividade operacional de interesse público, militar e diplomático na área mais estratégica para Portugal – o Mar – com a mais elevada eficiência e profissionalismo, quer seja no mar, na terra ou no ar. Descubra toda a informação relativa à atividade operacional, e aos meios da Marinha.
« Voltar
Home » Meios e Operações » Comando e Apoio
Comando Naval

Comando Naval

O Comando Naval, sendo o principal comando operacional da Marinha, é o comando de componente responsável pela condução de operações navais com o objectivo de assegurar que os portugueses façam uso do mar na medida dos seus interesses, apoiando o exercício de comando do Chefe do Estado-Maior da Armada.
Instituto Hidrográfico

Instituto Hidrográfico

O Instituto Hidrográfico é um Laboratório do Estado, com autonomia administrativa e financeira, na direta dependência do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, sendo a competência relativa à definição das orientações estratégicas, bem como ao acompanhamento da sua execução, exercida pelo Ministro da Defesa Nacional em articulação com o Ministro da Educação e Ciência e da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.