MARINHA APOIA PROJETO “LEVA PORTUGAL AO MUNDO”

Notícia

Esta segunda-feira, dia 13 de novembro, o navio patrulha costeiro NRP Tejo, realizou uma missão de apoio à Estação de Biologia Marinha do Funchal (polo do Observatório Oceânico da Madeira) que desenvolve o Projeto educativo “Leva Portugal ao Mundo” nesta Região Autónoma.

14 de novembro de 2017, 16:55

Este projeto, inspirado na iniciativa norte-americana “Educational Passages”,  é coordenado a nível nacional pela Direção Geral de Política do Mar em parceria com o Instituto Superior Técnico (Centros de investigação ISR e MARETEC) e seu objetivo primordial é o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulado equipado com sistema de posicionamento global (GPS). Este projeto é a versão moderna da “mensagem na garrafa” e se a embarcação chegar a um novo destino, de imediato se desenvolvem relações entre quem o lançou e quem o recebeu, permitindo uma interação entre pessoas de diferentes países e culturas.

Embarcaram no NRP Tejo, 14 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, envolvidos no projeto e que vão também agora monitorizar as rotas que os veleiros vão praticar, aprendendo um pouco mais sobre os ventos e as correntes oceânicas. Estas crianças tiveram ainda a oportunidade de assistir às operações realizadas pelo navio para atingir este objetivo e conhecer um pouco mais das missões da Marinha Portuguesa.

 

 

Data de Atualização: 27 de agosto de 2018

Partilhar

Conteúdo