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REVISTA DA ARMADA | 493
estado de flutuabilidade, e foi com este um LPD que recolhia todos os elemen- da a importância da presença de navios
pressuposto que foi iniciada a fase de tos salvos e posteriormente os transpor- de outros países no apoio a este flagelo
transbordo das pessoas para o navio. tava para Itália. humanitário. Empedocle é uma pequena
O que parecia ser um grupo de 60 a 80 cidade piscatória situada a sul da ilha da
pessoas, logo se transformou num mui- No dia 9 de novembro, o navio atracou Sicília, cujo porto serve de ponto de apoio
to maior, pois a embarcação, de cerca de novamente no porto de Empedocle para para os patrulhas da Guarda Costeira ita-
8 metros e de boca aberta, tinha um po- mais uma escala logística e um merecido liana e é, também, o porto de ligação para
rão onde transportava mais gente; nes- período de descanso da sua guarnição. os ferries que estabelecem a ligação entre
se dia foram salvas 201 pessoas, incluin- O Comandante do NRP Viana do Caste- a Sicília e Lampedusa.
do 9 crianças, com idades compreendi- lo foi recebido pelo Capitão do Porto lo-
das entre os 1 e 10 anos, e 24 mulheres. cal, onde nesse encontro foi reconheci- No dia 10 de Novembro, o navio lar-
Cinco presumíveis facilitadores foram gou para mais oito dias de patrulha na
identificados. Estas pessoas eram maio- área atribuída a sul da ilha de Lampe-
ritariamente oriundas da Síria, Nigéria, dusa, tendo no dia 17 de novembro sido
Paquistão, Somália e Gana. Segundo in- novamente empenhado em dois even-
formação recolhida, cada pessoa teria tos SAR, um a 65 milhas a norte de Tri-
pago 3500 euros pela viagem e estariam poli e outro a 80 milhas a nordeste da
no mar há cerca de 3 dias. Apresenta- mesma cidade.
vam sinais de hipotermia, desidratação
e fome, a todas elas foram prestados os As embarcações socorridas, ambas
cuidados médicos básicos, pelo médico de borracha, com cerca de 6 a 7 me-
e enfermeiras de bordo, foram servidas tros de comprimento, tinham excesso
várias refeições quentes e distribuídos de pessoas a bordo, a primeira com 122
cobertores, proporcionando a cada uma (todas homens) e a segunda com 80 (19
as condições básicas para o seu trans- mulheres – 1 grávida de cinco meses –
porte até ao navio italiano San Giorgio, e 61 homens).
A operação de salvamento da primeira
embarcação foi realizada durante o arco
diurno, a da segunda durante a noite, ten-
do contado com a colaboração de um na-
vio mercante e de um patrulha italiano, que
ajudaram na identificação da embarcação.
As pessoas salvas apresentavam todas
sintomas de hipotermia, desidratação,
fome e, nalguns casos, quadros de ansie-
dade, própria da situação difícil que esta-
vam a viver.
Passados 3 salvamentos, consegui-
mos estabelecer um padrão relativa-
mente aos sintomas apresentados pe-
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