Aquário Vasco da Gama recebeu visita do Ministro da Defesa Nacional
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasAquário Vasco da Gama recebeu visita do Ministro da Defesa Nacional
No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2020, o Ministro de Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou esta quarta-feira o Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, para dar pessoalmente os parabéns à Marinha.

20 de maio de 2020, 19:14

​O  Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanhado pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento Castro, foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado.

O Aquário Vasco da Gama (AVG) foi inaugurado a 20 de maio de 1898, numa cerimónia de grande impacto público, na presença da Família Real e numerosas individualidades da época. Foi um dos primeiros aquários no mundo, sendo a sua construção ordenada pela Comissão Executiva da celebração do 4º Centenário da partida de Vasco da Gama para a viagem do descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia.

Atualmente o Aquário Vasco da Gama é fundamentalmente uma instituição didática, um centro de divulgação da Vida Aquática e de investigação. Tem vindo a sofrer ao longo do tempo várias transformações, no sentido de melhorar cada vez mais a exposição dos exemplares vivos e do espólio museológico, procurando cumprir da melhor forma possível o seu importante papel de Museu Vivo de História Natural.

O Diretor do Aquário Vasco da Gama é o capitão-de-fragata Nuno Galhardo Leitão.

O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, dia que assinala a chegada de Vasco da Gama a Calecute, na Índia, em 1498, faz este ano 522 anos.

 




Partilhar

Conteúdo