Fragata D. Francisco de Almeida parte esta quinta-feira para missão da NATO no Atlântico e Mediterrâneo
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasFragata D. Francisco de Almeida parte esta quinta-feira para missão da NATO no Atlântico e Mediterrâneo
A fragata D. Francisco de Almeida parte na próxima quinta-feira, dia 1 de agosto, para uma missão da NATO no Atlântico e Mediterrâneo, onde integrará o “Standing Nato Maritime Group 1 (SNMG1)”, até ao próximo dia 12 de novembro.

30 de julho de 2019, 17:44

O navio português vai contribuir para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, no quadro da Aliança Atlântica. Durante esta missão, a fragata integrará o “2nd Carrier Strike Group” ​da Marinha dos Estados Unidos e participará num exercício internacional no Canadá, no exercício de certificação da “High Readiness Force Maritime” e num exercício NATO de Guerra Eletrónica e defesa anti-míssil.

Durante o processo de aprontamento operacional para a SNMG1, que decorreu entre 9 de maio e 13 de junho de 2019, no Reino Unido, a fragata D. Francisco de Almeida foi submetida a um exigente período de treino, designado “Operational Sea Training (OST)”, no que pode ser considerado como o centro de treino de excelência das marinhas mundiais.

A função primária dos SNMG é dotar a NATO de uma capacidade naval permanente e de disponibilidade imediata para conduzir operações no âmbito da NRF (“NATO Response Force”) e não-NRF, bem como outras atividades, para intervenção num largo espectro de operações militares.

A fragata D. Francisco de Almeida é comandado pelo capitão-de-fragata Ricardo José Gomes da Silva Inácio e possui uma guarnição de 174 militares, incluindo duas equipas do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de mergulhadores-sapadores.

A cerimónia de partida do navio será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho.

 

Nota: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a assistirem à cerimónia de partida da fragata D. Francisco de Almeida​, no dia 1 de agosto, de acordo com o seguinte programa:

 

14h45 – Chegada de jornalistas a bordo da fragata D. Francisco de Almeida na Base Naval de Lisboa (BNL);

15h00 ­– Chegada do Ministro da Defesa Nacional (MDN) à fragata D. Francisco de Almeida;

          – Comunicação do MDN à guarnição e apresentação de cumprimentos individuais no hangar;

          – Ponto de Imprensa ;

15h45 – Saída do MDN da fragata D. Francisco de Almeida;

16h15 – Largada do navio.


Partilhar

Conteúdo