Os migrantes foram recolhidos de três embarcações precárias em madeira e sobrelotadas que se encontravam à deriva no mar Mediterrâneo enquanto tentavam efetuar a travessia entre a Tunísia e Itália, durante o dia de ontem, 15 de outubro.
O navio da Marinha detetou ao longo do dia as três embarcações, em três áreas diferentes ao largo de Lampedusa, todas à deriva e a solicitar ajuda. Os migrantes foram recolhidos em segurança para bordo do navio português, onde foram alimentados e avaliados clinicamente pela equipa médica da Marinha. Durante esta ação foram assistidas 10 pessoas, entre as quais uma mulher e duas crianças, com sintomas de hipotermia ligeira. Foram posteriormente identificados pelos inspetores do SEF e pelas autoridades italianas embarcadas a bordo do navio.
A primeira embarcação foi detetada durante a manhã com 14 migrantes a bordo, a segunda embarcação a meio da tarde com 12 migrantes, e a terceira embarcação encontrada já de noite com 37 migrantes a bordo, incluindo uma mulher e duas crianças.
No dia anterior o mesmo navio patrulha oceânico da Marinha havia detetado e intercetado uma embarcação de madeira sobrelotada com 18 migrantes tunisinos, a navegar em direção à costa de Lampedusa, os quais foram posteriormente recolhidos pela Guarda Costeira italiana.
Integram também a missão a bordo do navio da Marinha portuguesa dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), um elemento da Guarda Costeira italiana e um elemento da Guardia di Finanza.
FILME
Veja aqui o Filme.



