Marinha assinala centenário do combate do NRP Augusto de Castilho
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMarinha assinala centenário do combate do NRP Augusto de Castilho
No próximo domingo, dia 14 de outubro, assinala-se o centenário do combate e afundamento do NRP Augusto de Castilho.

12 de outubro de 2018, 16:16

​​​Há cem anos atrás, no dia 14 de outubro de 1918, o caça-minas Augusto de​ Castilho travou uma batalha com o submarino alemão U-139 enquanto protegia o paquete de passageiros ‘San Miguel’. A ação do primeiro-tenente Carvalho Araújo, comandante do NRP Augusto de Castilho, foi determinante durante o combate com o submarino alemão. Cumpriu a sua missão, protegendo o paquete de passageiros e todos aqueles que seguiam a bordo, enquanto navegava entre a Madeira e os Açores, acabando por morrer em combate, sepultado no mar, junto com o seu navio.​

A Marinha Portuguesa irá assinalar este momento histórico através de vários eventos evocativos da efeméride. 

Este domingo, dia 14 de outubro, irá decorrer em Vila Real uma Sessão Solene em homenagem ao primeiro-tenente Carvalho Araujo, pelas 15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No mesmo dia, no Teatro Municipal de Vila Real, a Banda da Armada dará um concerto gratuito com a presença da cantora Dulce Pontes, que terá início às 22h.

Também nos Açores vão decorrer várias cerimónias evocativas desta efeméride. No dia 14 de outubro, em Ponta Delgada, terá lugar na Igreja de São José, pelas 11h00, a Missa de Sufrágio, em honra aos mortos em combate, presidida pelo Padre Duarte Melo, seguida de uma cerimónia militar de descerramento da placa alusiva aos 100 anos do combate do NRP Augusto de Castilho e a deposição de coroas de flores junto ao Monumento aos Marinheiros Mortos na 1ª Grande Guerra. A cerimónia será presidida pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, comodoro José António Croca Favinha e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada Dr. José Manuel Bolieiro.  No dia 16 de outubro, às 11h00, decorrerá o descerramento de uma placa comemorativa da chegada dos sobreviventes do NRP Augusto de Castilho à Vila do Porto, em Santa Maria e no dia 20 de outubro, pelas 12h00, o descerramento de uma placa comemorativa da chegada dos sobreviventes do NRP Augusto de Castilho ao Farol do Arnel, em São Miguel.

​Em Lisboa, o Museu de Marinha tem em exibição a exposição “Carvalho Araújo – A Vida pela Pátria", que pode ser visitada até ao dia 11 de novembro.



Partilhar

Conteúdo