Marinha coordena resgate de dois passageiros do navio “COLUMBUS” a 53 milhas da Ilha de Porto Santo
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMarinha coordena resgate de dois passageiros do navio “COLUMBUS” a 53 milhas da Ilha de Porto Santo
A Marinha, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) em coordenação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP) e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou, na noite de 22 de outubro, uma operação de resgate médico de dois passageiros, uma mulher com 73 anos e um homem com 82 anos, ambos de nacionalidade britânica, que se encontravam a bordo do navio de passageiros ”COLUMBUS” de bandeira das Bahamas, a navegar a cerca de 50 milhas (80Km) a nordeste da Ilha de Porto Santo.

23 de outubro de 2018, 14:57

O alerta foi recebido no MRSC Funchal cerca das 20h40m e desencadeou os procedimentos visando a necessidade de evacuação médica junto do INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar). 

Face ao quadro clínico procedeu-se à evacuação médica por via aérea, com embarque da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) ativada pelo SRPC IP-RAM.

Para proceder ao resgate foi acionado o helicóptero EH-101 do Destacamento Aéreo da Madeira da FAP, sedeado em Porto Santo, tendo os passageiros sido desembarcados no aeroporto da Madeira cerca das 00h50m do dia 23 de outubro, onde eram aguardados por duas ambulâncias dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz e Bombeiros Municipais de Machico, previamente ativadas pelo SRPC IP-RAM. Posteriormente, os pacientes foram transportados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal.

O Comando Local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.

NAVIO ''COLUMBUS''.png

Partilhar

Conteúdo