Este exercício simula uma realidade frequente, a missão de resgate médico a partir de um navio. Para a realização do exercício foram criados eventos e incidentes ao nível das condições em que as missões podem decorrer com o objetivo de treinar e preparar, quer a tripulação do EH-101, quer a guarnição do NRP Viana do Castelo, que podem ser chamados a intervir em ocorrências desta natureza.
Além da diversidade de situações, do rigor e do realismo, os meios da Marinha e da Força Aérea treinaram os procedimentos em ambiente diurno e noturno, tirando partido dos sistemas e equipamentos que os dois ramos das Forças Armadas dispõem para efetuar missões de busca e salvamento a navios e embarcações, por vezes sob condições extremas.
É de relembrar que Portugal possui uma das maiores zonas de Busca e Salvamento do mundo, uma área com mais de 5.000.000 Km2 onde toda e qualquer missão de Busca e Salvamento tem a participação ativa e permanente da Marinha e da Força Aérea. Por esse motivo, os dois ramos das Forças Armadas participam regularmente em exercícios de Busca e Salvamento com dois objetivos: treinar de forma exigente e rigorosa quem anda “No mar sempre vigilantes” (Lema do NRP Viana do Castelo) e “Para que outros vivam” (Lema da Esquadra 751).