Mergulhadores da Marinha colaboram na criação de um recife artificial na Ilha da Madeira
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasMergulhadores da Marinha colaboram na criação de um recife artificial na Ilha da Madeira
Uma equipa de mergulhadores da Marinha encontra-se no Funchal a preparar a fase final da complexa operação de afundamento do EX-NRP Afonso Cerqueira.

02 de setembro de 2018, 12:59

​Nesta fase os Mergulhadores são responsáveis pela definição e execução de um plano de aberturas no casco do navio com recurso a cargas explosivas e, posteriormente, realizar os primeiros mergulhos para garantir que o navio apresenta as condições de segurança para poder ser visitado pela comunidade subaquática.

O afundamento do navio está previsto para terça-feira, dia 4 de setembro, a sul do Cabo Girão na Ilha da Madeira, onde o  antigo NRP Afonso Cerqueira irá cumprir a sua derradeira e mais longa missão...criar um recife artificial proporcionando um habitat a inúmeras especies marinhas que serão a sua última guarnição.

O ex- NRP Afonso Cerqueira (F488) foi uma corveta da classe "Baptista de Andrade", desta classe ainda se encontra no ativo o NRP João Roby. A antiga corveta Afonso Cerqueira entrou ao serviço da Marinha em 28 de junho de 1975. A vida operacional do navio terminou em 11 de março de 2015 com o arriar dos símbolos nacionais.​




Partilhar

Conteúdo