Resgates médicos pelo ar e pelo mar no último dia do ano
Notícia

Portal da MarinhaPortuguês (Portugal)Media CenterNotíciasResgates médicos pelo ar e pelo mar no último dia do ano
No decorrer do dia de hoje, 31 de dezembro de 2018, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu a informação de duas ocorrências que resultaram no resgate médico de um passageiro do navio “SAGA PEARL II”, a 170 milhas de Lisboa, pela Força Aérea Portuguesa, e uma evacuação, por via marítima de uma jovem que se encontrava com convulsões na Ilha da Armona, em Olhão, pela Autoridade Marítima Nacional.

31 de dezembro de 2018, 18:55

​​​Cerca das 10h55, o MRCC Lisboa recebeu uma chamada do navio de passageiros “SAGA PEARL II", que navegava a 170 milhas de Lisboa, a solicitar uma evacuação de um passageiro do sexo masculino, de 85 anos de idade e nacionalidade inglesa, com suspeita de enfarte do miocárdio. De imediato foi contactado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) que confirmou a necessidade urgente de desembarque do passageiro.

Foi informado o Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa) que empenhou duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa (FAP), um C295 e um helicóptero EH101 da Base Aérea do Montijo. 

O passageiro foi transportado por helicóptero para o Aeródromo de Trânsito N.º 1, tendo aterrado cerca das 16h50, e foi conduzido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Ao início da tarde, cerca das 13h35, o MRCC Lisboa recebeu a chamada CODU-Mar a solicitar evacuação por via marítima de uma jovem de 24 anos, com convulsões da Ilha da Armona. Contatado o capitão do porto de Olhão foi de imediato empenhado os meios da Estação de Salva Vidas de Olhão. A jovem chegou a Olhão por volta das 14h25, a bordo da lancha SR-37 e foi transportada para o Hospital de Faro por ambulância dos Bombeiros de Olhão. 


Partilhar

Conteúdo