15ª edição do REPMUS arrancou hoje em Troia e Sesimbra

Notícia

A 15ª edição do REPMUS – Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned Systems, o maior exercício de experimentação robótica e de veículos não tripulados do mundo, iniciou-se hoje, 8 de setembro, em Troia e em Sesimbra.

08 de setembro de 2025, 17:43

​​Este exercício, que decorre até 26 de setembro, conta com mais de 2.000 participantes, de várias entidades nacionais e internacionais de 32 países, que se reúnem em Portugal para experimentar, testar e desenvolver as tecnologias que irão moldar o futuro da segurança e defesa marítima.

O primeiro dia do REPMUS 2025 ficou marcado pela cerimónia inaugural, na península de Troia, onde o hastear simultâneo das bandeiras nacionais dos países participantes e observadores simbolizou a força da colaboração multinacional.

Durante as próximas três semanas, o REPMUS 2025 projetará a Marinha Portuguesa e os seus parceiros para a linha da frente da inovação tecnológica, reforçando a interoperabilidade entre nações e afirmando o papel central de Portugal no desenvolvimento global da robótica marítima.

Este ano, irá decorrer em simultâneo, a partir do dia 15 de setembro, o exercício Dynamic Messenger (DYMS), da NATO.

Organizado pela Marinha Portuguesa, o REPMUS 2025 conta com a participação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Centre for Maritime Research and Experimentation, do NATO Joint Capability Group Maritime Unmanned Systems e da European Defence Agency, como co-organizadores deste grande evento.​​​​​​

15ª edição do REPMUS 2025 arrancou hoje em Troia e Sesimbra

15ª edição do REPMUS 2025 arrancou hoje em Troia e Sesimbra

Data de Atualização: 08 de setembro de 2025

Partilhar

Conteúdo