A primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasA primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe
O navio hidrográfico da Marinha NRP D. Carlos I encontra-se a realizar levantamentos hidrográficos nos montes submarinos Gettysburg e Ormonde, os picos principais do banco do Gorringe, no âmbito do programa SEAMAP 2030.

26 de julho de 2024, 18:10

​​​

Ao longo de 130 horas de sondagem o navio da Marinha usou os modernos sistemas de sondadores multifeixe para efetuar o levantamento de uma área de 2 200 quilómetros quadrados, recolhendo os dados batimétricos que oferecem pela primeira vez um modelo completo e contínuo do Banco do Gorringe.

Esta montanha submarina foi registada pela primeira vez em 1875 por Henry Gorringe, comandante do navio norte-americano Gettysburg, no decurso de uma missão de mapeamento do fundo Atlântico.

O programa SEAMAP 2023 é um programa conduzido pelo Instituto Hidrográfico com o objetivo de obter uma cobertura batimétrica, contínua e completa, com multifeixe, do mar Português. Com o esforço atual completa-se o modelo de uma estrutura geológica de caraterísticas únicas situada a 240 km a oeste-sudoeste do Cabo de S. Vicente. É a maior montanha submarina portuguesa com profundidades que variam desde os 5 000 metros, na sua base, até aos 25 metros na zona menos profunda.
​​​
É através de parcerias de desenvolvimento assim como do trabalho do Comando Naval juntamente com o Instituto Hidrográfico que são realizadas missões no âmbito científico para promover a investigação e o monitoramento ambiental.

Desde 2015, o banco do Gorringe integra a lista de áreas marinhas protegidas da Rede Natura 2000, um reconhecimento do valor natural desta montanha singular que se ergue no fundo do mar.

A primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe

A primeira cobertura batimétrica completa do banco de Gorringe

​​


Partilhar

Conteúdo