O program irá iniciar-se na segunda-feira, dia 24 de junho, na Universidade da Beira Interior, onde a Marinha conhecerá os projetos que aquela instituição do ensino superior tem desenvolvido nas matérias da inovação. Seguidamente, o Roadshow irá visitar o Data Center MEO, também na cidade da Covilhã.
No segundo dia, 25 de junho, a comitiva da Marinha, irá deslocar-se à Escola Básica da Serra da Gardunha que é uma das escolas, do concelho do Fundão, que se tem destacado nesta área.
As visitas seguintes do ROADSHOW da Marinha serão ao Centro de Inovação da Softinsa, empresa subsidiária da IBM, e à empresa portuense Readiness IT, ambas com polos no Fundão, onde serão partilhados projetos, experiências com estas tecnológica portuguesas.
A consultora Capgemini Portugal será a entidade que encerra o segundo dia, com a qual iremos explorar as inovações tecnológicas aplicadas à Defesa, conhecer casos de sucesso e aceleradores do ecossistema de inovação, bem como as avançadas instalações do seu laboratório 5G & HPC onde estão a desenvolver casos de uso de Inteligência Artificial, GenAI e 5G.
O Roadshow EA - IDEIA terminará no dia 26 de junho com passagens pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo ISQ,entidade acreditada com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeçaão, Ensaios, I&D e Inovação.
A Marinha Portuguesa realiza desde 2020 o RoadShow EA-IDEIA (Estrutura de Acompanhamento da Investigação, Desenvolvimento, Experimentação e Inovação da Armada) para a dinamização da inovação e o aprofundamento Pda colaboração com a Academia e a indústria, com vista ao estabelecimento de parcerias e iniciativas de cooperação, promovendo a identificação de oportunidades de projetos de inovação aberta e colaborativa.
