A cerimónia realizou-se na Casa da Balança, em Lisboa, e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Jorge Nobre de Sousa.
Na sua tomada de posse, o Contra-almirante Rafael Rodrigues Pinto, afirmou “ser de profundo e público reconhecimento” a confiança que lhe foi atribuída para assumir o seu novo cargo, tendo ainda referido ter como premissa, enquanto responsável pela condução da gestão do pessoal, a visão sintetizada por um dos seus antecessores, “satisfazer as necessidades da Marinha em pessoal e satisfazer as necessidades do pessoal da Marinha”.
Dirigindo-se à estrutura da Superintendência do Pessoal, assegurou a sua “total disponibilidade”, contando com o “espirito de bem-servir, profissionalismo e brio” de todos no cumprimento da missão “em prol da Marinha e das pessoas que nela servem”.
Na sua alocução, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa, enalteceu a intensa dedicação do Vice-almirante Proença Mendes no exercício do seu cargo, desejando os maiores sucessos na nova missão como representante militar junto da NATO e da União Europeia.
Ao novo SP, o Almirante CEMA afirmou ter plena confiança nas suas qualidades para o exercício do seu cargo, referindo ainda que esta função não se trata de gerir efetivos, “mas sim cuidar das pessoas, porque cumprir Portugal no e a partir do mar, ao serviço dos portugueses, começa por cuidar de quem o faz todos os dias com coragem dedicação e com excelência”.
O Contra-almirante José Rafael Ferreira de Oliveira Rodrigues Pinto nasceu na Póvoa de Varzim, tendo ingressado na Escola Naval em 1985.

