Força Naval comandada por militar da Marinha coopera na libertação de embarcação de pesca sequestrada por piratas
Notícia

Portal da MarinhaPágina InicialMedia CenterNotíciasForça Naval comandada por militar da Marinha coopera na libertação de embarcação de pesca sequestrada por piratas
A Força Naval da União Europeia – Operação Atalanta, comandada, atualmente, pelo militar da Marinha, Comodoro Alexandre Gamurça Serrano, libertou, no dia 13 de fevereiro, a embarcação de pesca "AL NAJMA", sequestrada por piratas ao largo de Eyl, na costa leste Somália, na região de Puntland.

17 de fevereiro de 2025, 17:23

A operação EUNAVFOR ATALANTA foi informada da suspeita do ataque e, de imediato, empenhou a fragata da Marinha Espanhola "Santa Maria" de forma a localizar embarcação sequestrada numa vasta área da costa da Somália. 

A embarcação foi encontrada, sem os piratas a bordo que, aparentemente, terão abandonado a embarcação após se terem apercebido da presença do helicóptero da fragata Santa Maria.

A EUNAVFOR ATALANTA é uma missão da União Europeia de combate à pirataria para garantir a segurança marítima no Oceano Índico e a proteção do comércio global.

Portugal assume pela nona vez o comando desta Força Naval da União Europeia, a qual é atualmente liderada pelo Comodoro Alexandre Gamurça Serrano, reafirmando o compromisso do país com a Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia e com a segurança marítima no Oceano Índico.​


Força Naval da União Europeia libertou uma embarcação de pesca

Força Naval da União Europeia libertou uma embarcação de pesca

Partilhar

Conteúdo