Força de Fuzileiros regressa após 106 dias em missão na Lituânia

Notícia

Realizou-se hoje, dia 1 de julho, a cerimónia que marcou o regresso da Força de Fuzileiros destacada na Lituânia, no âmbito das Medidas de Tranquilização da NATO, após 106 dias em missão, na Base de Fuzileiros, no Alfeite.

01 de julho de 2025, 23:02

​A Cerimónia foi presidida pelo Comandante Naval, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, que no seu discurso destacou que "os fuzileiros contribuem decisivamente desde 2018 para a crescente aposta das Forças Armadas Lituanas na criação da sua capacidade anfíbia", sublinhando que "a participação nesta missão se sintetiza numa palavra: solidariedade". 

Esta missão teve como objetivos centrais a dissuasão de ameaças e a demonstração da coesão da Aliança Atlântica. A Força Nacional destacou-se pelo empenhamento de uma força altamente capacitada, com valências em operações ribeirinhas, operações especiais, abordagem a navios, mergulho de combate, inativação de engenhos explosivos e, ainda, cinotécnica.

A Força de Fuzileiros, constituída por 170 militares e 2 binómios canídeos, foi comandada pelo Capitão-tenente Fuzileiro Hugo Pinheiro dos Santos.

O regresso a território nacional assinala o cumprimento de mais uma operação no quadro dos compromissos internacionais de Portugal, evidenciando a competência, versatilidade e prontidão da Marinha Portuguesa e das Forças Armadas no reforço da paz e segurança internacionais, bem como o estreitamento das relações bilaterais entre Portugal e a Lituânia.


Fuzileiros


Fuzileiros

Fzuieliros



Data de Atualização: 02 de julho de 2025

Partilhar

Conteúdo