Marinha Portuguesa participa no Exercício ARAMUSS 2025 no Brasil

Notícia

O Diretor da Célula de Inovação e Experimentação Operacional de Veículos não Tripulados (CEOV) da Marinha Portuguesa, Capitão-de-fragata Marco Guimarães, participou, entre os dias 10 e 14 de novembro, no Exercício ARAMUSS 2025, na Base Naval de Aratu, em Salvador – Bahia, a convite da Marinha do Brasil.

17 de novembro de 2025, 10:55

​​​​​​O ARAMUSS 2025, um evento organizado pelo Comando do 2.º Distrito Naval da Marinha do Brasil, promove o desenvolvimento de novas tecnologias em veículos não tripulados, tendo reunido diversas entidades militares, académicas e industriais, focando-se no reforço das capacidades autónomas em áreas como guerra de minas, vigilância marítima, hidrografia e inteligência artificial.

Este exercício, que contou com a presença da Marinha Portuguesa, permitiu testar sistemas em condições reais de operação, promovendo a interoperabilidade entre forças, instituições e empresas.

A presença da Marinha Portuguesa permitiu acompanhar a evolução tecnológica do ecossistema brasileiro, identificar oportunidades de cooperação e reforçar a parceria estratégica com a Marinha do Brasil no domínio dos veículos não tripulados de aplicação naval e marítima.

A participação neste evento reafirma o empenho da Marinha Portuguesa na inovação e desenvolvimento de veículos não tripulados, na interoperabilidade e no fortalecimento das capacidades marítimas no espaço Atlântico que une Portugal e o Brasil.

Marinha Portuguesa participa no Exercício ARAMUSS 2025 no Brasil

Marinha Portuguesa participa no Exercício ARAMUSS 2025 no Brasil

Data de Atualização: 17 de novembro de 2025

Partilhar

Conteúdo