Na sequência de um alerta recebido pelo MRCC Delgada, cerca das 21h00 locais, a informar que se encontrava uma embarcação de pesca, com 11 tripulantes a bordo, que tinha sofrido uma entrada de água enquanto navegava a cerca 170 milhas náuticas (aproximadamente 315 quilómetros) a este de São Miguel, foram ativados para o local duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa, bem como um navio mercante que se encontrava nas proximidades.
Os tripulantes da embarcação, de nacionalidades espanhola e indonésia, acabaram por abandonar a embarcação com recurso a duas balsas salva-vidas por não terem conseguido efetuar a contenção da entrada e o esgoto da água, tendo sido posteriormente resgatados pelo navio mercante que se deslocou para o local.
Os 11 tripulantes, que se encontravam bem fisicamente, foram transportados de seguida para Ponta Delgada pelo helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea, sem necessidade de assistência médica.
Nesta ação de busca e salvamento estiveram envolvidos o MRCC Delgada da Marinha, o RCC Lajes, um helicóptero EH-101 e uma aeronave C-295 da Força Aérea, bem como um navio mercante.
