O principal objetivo foi apoiar os formadores da MGB que no final do ano 2023 realizaram em Portugal o “curso de formação de formadores”, ministrado pela Marinha e pela Autoridade Marítima Nacional.
Nas 6 atividades de formação participaram no total 24 elementos, nomeadamente, 5 Oficiais, 4 Sargentos, 9 Praças e 6 Civis, pertencentes à MGB, FISCAP-IP (Instituto Nacional de Fiscalização e Controlo de Atividades das Pescas), IMP (Instituto Marítimo-Portuário) e Brigada Costeira da Guarda Nacional.
De 22 a 26 de outubro o Coordenador-Geral do Projeto SWAIMS deslocou-se à República da Guiné-Bissau, a fim de acompanhar as ações de formação e ainda para apresentar os cumprimentos ao Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, ao Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo. Foram também realizadas reuniões de trabalho com o Embaixador de Portugal e com o Embaixador da União Europeia sediados em Bissau, durante as quais teve oportunidade de fazer um ponto de situação do projeto e de explicar os objetivos das atividades de formação ministradas.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente nacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.

