Esta iniciativa, que reuniu especialistas militares e do setor privado para debater a integração de tecnologias de IA nas operações navais, promove a cooperação em matéria de defesa e segurança entre dez países do Mediterrâneo Ocidental, nomeadamente cinco do Norte de África (Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia) e cinco do Sul da Europa (Espanha, França, Itália, Malta e Portugal), constituindo um fórum privilegiado para o diálogo e a colaboração em questões de segurança regional.
A conferência abordou a dualidade das tecnologias de IA no domínio marítimo: as mesmas ferramentas desenvolvidas para reforçar a segurança podem ser utilizadas como ameaças. Este tema estabeleceu o contexto para a discussão sobre vulnerabilidades e desafios da segurança marítima na era digital.
Foram apresentadas aplicações práticas e soluções operacionais de IA já em desenvolvimento, bem como a visão para uma "Marinha Inteligente", destacando-se a iniciativa Marinheiro de Silicio.
O evento reforçou que a integração de IA na segurança marítima é fundamental para responder às ameaças atuais. O objetivo é transformar a arquitetura de segurança marítima potenciada por IA em realidade operacional, contribuindo para a proteção das águas partilhadas no contexto da cooperação mediterrânica da iniciativa 5+5 Defesa.
Assista à conferência através do link.

