Atualmente, o navio encontra-se empenhado na região do Golfo da Guiné, no âmbito da Iniciativa das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia, e é comandado pelo Capitán de Corbeta Jose Antonio Parejo Cabeza.
De forma a reforçar as relações de cooperação entre a União Europeia e os Estados da África Ocidental e Central, este navio tem como missão assegurar a presença e disponibilidade permanente na região, contribuindo para uma maior estabilidade e segurança marítima no Golfo da Guiné.
O navio realizou escalas nos portos de Mindelo, Douala, Lagos, Tema, Port-Gentil, Luanda e Dakar, onde foram promovidas ações de formação e capacitação dos países ribeirinhos, bem como diversos exercícios nas áreas da limitação de avarias, da saúde, das operações de mergulho, de técnicas de abordagem, aeronaves de patrulha marítima e ações de cariz social.
Durante a missão foram ainda realizados exercícios e patrulhas militares com meios de diversos países da região, bem como com navios pertencentes à NATO, nomeadamente, o NRP Centauro, da Marinha Portuguesa, e o FS Tonnerre, da Marinha Francesa.
O regresso a Las Palmas está previsto para o dia 15 de dezembro.