Esta visita, demonstrou o compromisso da Marinha Portuguesa com a inovação, desenvolvimento e interoperabilidade no âmbito das Comunicações e Sistemas de Informação (CSI), estando fortemente empenhada no desenvolvimento dos seus sistemas e redes, garantindo que as suas capacidades estão alinhadas com os padrões internacionais, nomeadamente os da NATO.
O principal objetivo da visita foi reunir com representantes da Marinha Espanhola para compreender a estratégia de implementação da iniciativa Federated Mission Networking (FMN).
Foram ainda constatadas as capacidades dos módulos nacionais espanhóis e portugueses, retirando conclusões e observações importantes sobre o desenvolvimento da rede de missão da Marinha, no âmbito da FMN. Estas análises são fundamentais para garantir que a Marinha Portuguesa continua a evoluir e a adaptar-se às exigências operacionais modernas.
A visita também permitiu identificar diversas oportunidades de colaboração futura. Entre elas, destaca-se a participação no exercício V2CN26, onde será possível incluir um módulo dedicado à Marinha Portuguesa.
As conclusões retiradas e as oportunidades identificadas reforçam o compromisso da Marinha em manter-se na vanguarda das capacidades de defesa e cooperação internacional.
