Este evento teve início com um desfile no rio Weser, que contou com a presença de milhares de pessoas a assistir à passagem de mais de 50 navios de 11 países diferentes, tendo o navio-escola da Marinha Portuguesa ocupado um lugar de destaque junto dos maiores veleiros do país anfitrião do evento, o Gorch Fock e o Alexander von Humboldt II.
Durante a estadia no porto de Bremerhaven, a guarnição do NRP Sagres e os cadetes da Escola Naval participaram em vários eventos e atividades, reforçando o espírito de cooperação e de amizade entre os diferentes povos presentes no evento. O navio português esteve aberto a visitas de 14 a 17 de agosto, tendo recebido um total de 17 360 visitantes a bordo, entre eles muitos portugueses residentes na Alemanha.
Foi ainda realizada uma receção oficial a bordo do NRP Sagres, que contou com a presença da Embaixadora de Portugal na Alemanha, Madalena Fischer, do Cônsul Geral de Hamburgo, João Batista, e de várias entidades civis e militares.
Após 20 anos, esta foi a quarta vez que o navio-escola Sagres praticou o porto de Bremerhaven, o segundo porto alemão mais praticado pelo navio, que segue agora para Amesterdão, onde irá participar no evento Sail Amesterdam 2025.
O NRP Sagres encontra-se a realizar, desde 21 de julho, a viagem de instrução dos cadetes de 2.º ano da Escola Naval, na qual os futuros oficiais da Marinha têm desenvolvido competências essenciais para a sua formação. Está previsto que a viagem termine no dia 6 de setembro, data em que o navio regressa a Portugal.
