A missão, denominada Mar Aberto, contextualiza-se na cooperação técnico militar, com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas.
Neste âmbito, o navio irá prestar apoio às atividades de Cooperação no Domínio da Defesa, designadamente em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Durante a permanência no Golfo da Guiné está previsto o embarque de equipas de fiscalização de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe por forma a realizar ações de vigilância e fiscalização marítima no quadro dos Tratados vigentes de fiscalização conjunta.
Durante a presente missão, o NRP Setúbal irá ainda participar no exercício OBANGAME EXPRESS, organizado pelos Estados Unidos da América, que visa estimular e incrementar a cooperação regional e partilha de informação entre os diversos centros de comando e controlo de operações marítimas no Golfo da Guiné e promover o intercâmbio de conhecimento na área do domínio marítimo, assim como a interoperabilidade entre todas as forças e unidades navais.
O NRP Setúbal é comandado pelo capitão-de-fragata Artur Dias Marques e possui uma guarnição de 58 militares, onde se inclui uma equipa de abordagem, uma equipa de mergulhadores, um oficial médico naval e ainda um aspirante a oficial da Escola Naval em estágio.


